O alfabeto coreano, conhecido como Hangul, foi introduzido pelo rei Sejong na década de 1440 para melhorar a alfabetização. A dificuldade dos caracteres chineses favoreceu os aristocratas privilegiados, enquanto o alfabeto fonético de Sejong permitiu que os coreanos de todas as classes aprendessem a ler e a escrever.
Dolly Parton criou a Imagination Library, que envia um livro grátis por mês para uma criança, para aumentar a alfabetização e estimular o amor pela leitura. Fundada para atender a sua cidade natal, ela agora envia mais de um milhão de livros por mês para crianças nos EUA, no Reino Unido, no Canadá e na Austrália.
Após a invenção do Alfabeto Cherokee por Sequoya em 1825, a taxa de alfabetização do povo Cherokee logo ultrapassou a de seus vizinhos europeus e americanos.
A Coréia do Sul passou de uma taxa de alfabetização de 22% em 1945, para uma taxa de alfabetização de 87% em 1970.
Em 1987, Mianmar reduziu sua taxa de alfabetização oficial de 79% para 19%, a fim de qualificar-se para o status de país menos desenvolvido para receber alívio da dívida da ONU.
O famoso professor de ensino médio de San Diego, John Corcoran, era secretamente analfabeto durante sua carreira de 17 anos, finalmente enfrentou sua vergonha e aprendeu a ler aos 48 anos. Ele passou a escrever livros e criar uma fundação para promover a alfabetização.
Dr. Seuss escreveu “The Cat in the Hat” para ajudar a combater o analfabetismo. 348 palavras foram identificadas como sendo importantes para os alunos da primeira série, que ele foi solicitado a diminuir para 250. Nove meses depois, Seuss usou 236 deles para completar “The Cat in the Hat”.
Na década de 1920, as pessoas temiam que palavras cruzadas contribuíssem para o analfabetismo.
Em um esforço para demonstrar a falta de alfabetização científica das pessoas, a água foi mencionada por um nome desconhecido, “monóxido de di-hidrogênio”, seguido por uma listagem dos efeitos reais desse produto químico, na tentativa de convencer as pessoas de que ele deveria ser regulado. rotulado como perigoso ou banido.
Embora o Cálculo seja frequentemente ensinado a começar apenas no nível universitário, os matemáticos mostraram que ele pode ser ensinado a crianças de até 5 anos, sugerindo que ele deve ser ensinado não apenas àqueles que buscam o ensino superior, mas literalmente a todos na sociedade.
Os Beastie Boys venceram uma ação judicial contra uma empresa pelo uso não autorizado de sua música “Girls” e tiveram o pagamento de US $ 1 milhão doado para uma instituição de caridade de apoio à educação para meninas.
Uma escola na Polônia recebeu o nome de um marajá indiano, em homenagem a ele oferecendo abrigo e educação gratuita a centenas de mulheres e crianças polonesas depois que elas tiveram que fugir da Polônia devido à Segunda Guerra Mundial.
A maioria das escolas japonesas não emprega zeladores ou guardiões. O sistema de ensino japonês acredita que exigir que os alunos limpem a escola por si mesmos ensina respeito, responsabilidade e enfatiza a igualdade.
A palavra “Oklahoma” foi colocada na bandeira do estado de mesmo nome nos EUA para combater o analfabetismo generalizado no estado.
Em 2010, George Lucas disse: “Estou dedicando a maior parte da minha riqueza à melhoria da educação. É a chave para a sobrevivência da raça humana. ”Dois anos depois, Lucas vendeu a Lucasfilm Ltd. para a
Disney por US $ 4,05 bilhões e doou o dinheiro para uma instituição de caridade que se concentra na educação.
Dez países correspondem a cerca de 72% da população de analfabetos no mundo, entre eles estão, Brasil, Paquistão e a Índia que lidera a lista. Dos 774 milhões de analfabetos no mundo, cerca de 64% são mulheres.
O Eton College é uma das escolas mais caras da Grã-Bretanha. Foi originalmente fundada para fornecer educação gratuita aos meninos pobres.
Existe uma sociedade de 1,2 milhões onde os homens usam véus e as mulheres não; a maioria das mulheres é alfabetizada, enquanto a maioria dos homens é analfabeta; e onde o gado é propriedade das mulheres. E eles são muçulmanos, vivendo no meio do deserto do Saara.