Ensino Fundamental II
O segundo ciclo do Fundamental vai do 6° ao 9° ano e é chamado de Anos Finais, ou Fundamental 2. A criança começa essa etapa com 11 anos e a termina com 14, já adolescente. Por isso, essa é uma fase de transição da infância para adolescência.
Por que os Anos Finais são importantes?
Uma das principais características desta etapa é a variedade de professores, que aumenta em relação aos Anos Iniciais. Em geral, há um professor para cada disciplina oferecida, o que contribui para a independência e o senso de responsabilidade do aluno.
Nos Anos Finais, alguns colégios públicos e particulares oferecem aparelhos tecnológicos, como tablets e celulares, para diversificar o processo de ensino e aprendizado, além de deixar a aula mais interativa e interessante para o aluno.
ENSINO FUNDAMENTAL II
O que se aprende nos Anos Finais?
Do mesmo modo que os Anos Iniciais, nos Anos Finais a carga horária é de 800 horas anuais distribuídas em pelo menos 200 dias letivos.
Nos Anos Finais, há a intenção de despertar a autonomia e o protagonismo dos estudantes, preparando eles para o Ensino Médio.
Veja alguns dados dos Anos Finais:
De acordo com o Censo Escolar 2018, 10% das escolas públicas oferecem ensino integral; entre as particulares, esse índice é de 2%.
Ainda segundo o Censo, pouco mais de 63% dos colégios da rede pública têm acesso à internet. Já entre as particulares, esse percentual é de 96%.
Como é o Ensino Fundamental no Brasil?
O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração.
Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental 1, e Anos Finais, o antigo Ensino Fundamental 2.
Segundo a BNCC, os Anos Finais do Ensino Fundamental têm como objetivo desenvolver a capacidade de aprendizado dos alunos, através da compreensão do ambiente natural e social, da política, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores existentes na sociedade.
Quais são as séries do Ensino Fundamental II?
O Ensino Fundamental II, ou Anos Finais, se referem às séries do 6º ao 9º ano e contempla adolescentes dos 11 aos 14 anos de idade.
Nesta fase, os tópicos estudados servem para preparar os alunos para a próxima fase da educação básica, o Ensino Médio.
O Ensino Fundamental – Anos Finais, ou Fundamental 2, vai do 6° ao 9° ano, durando quatro anos. Nesse ciclo, o aluno se depara com desafios mais complexos, aprofunda os conhecimentos e aumenta o repertório.
O Colégio Ômega prioriza o desenvolvimento do hábito e do gosto pelo estudo. Percebíamos em nossas turmas de Ensino Médio, que os jovens concluíam o Ensino Fundamental sem essa virtude corretamente desenvolvida.
Por isso, resolvemos oferecer turmas a partir do 6º ano. O jovem tinha o hábito de fazer tarefas, mas não tinha o hábito de estudar.
Nossos alunos, nessa fase, além de um ensino de alto nível, têm contato com disciplinas e atividades exclusivas, que não existem em nenhuma escola.
São desenvolvidas regularmente, propostas que além da excelência cognitiva, estas disciplinas trabalham, o respeito ao meio ambiente, os valores familiares, éticos, morais e religiosos do indivíduo em sua comunidade.
Nosso segmento propõe desenvolver ações que privilegiem os ideais de igualdade, solidariedade, justiça e respeito mútuo.
Professores e alunos seguem orientações para que este trabalho possa fluir de maneira construtiva e responsável, culminando na realização de aprendizagens significativas.
Disciplinas como “Ética, Empreendedorismo, Educação Alimentar, Educação Financeira, Educação Ambiental e Educação Tecnológica, entre outros componentes curriculares, promovem maior integração do aluno com os colegas e com o meio ambiente, promovem a melhoria de sua confiança e autoestima, modificam sua visão do mundo e introduzem valores éticos e morais, que buscam a mudança de nossa sociedade para patamares jamais alcançados.
Cada aluno é FUNDAMENTAL para a Colégio Ômega, por isso a Escola apresenta um Projeto Político Pedagógico que norteia as ações pedagógicas (formativas e informativas) de todos os segmentos, mas cuida das particularidades próprias de cada faixa etária, trazendo um currículo abrangente, que estimula e identifica as múltiplas inteligências do estudante.
O Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) vivenciam uma rotina acadêmica organizada numa moderna estrutura física e segundo um planejamento pedagógico consistente, coerente e inovador.
O que é Aprender e Como se Aprende?
Entendemos que o crescimento infantil é um processo, ao mesmo tempo global e interligado, já que requer estímulos em áreas específicas em busca de um progresso equilibrado nas diversas dimensões do desenvolvimento.
Por isso, priorizamos um trabalho integrado entre três grandes eixos de exploração pedagógica, com o intuito de enriquecer o conhecimento cognitivo e social da criança de modo mais amplo:
Diferentes linguagens: Ampliação das possibilidades de expressão e comunicação da criança por meio da escuta, fala, leitura e da escrita; desenvolvimento da expressão corporal por meio de mímicas, músicas, brincadeiras etc; controle gradual do próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras; ampliação do gosto pelas artes plásticas e por músicas de qualidade.
Noções matemáticas: Utilização da contagem oral de forma contextualizada; estabelecer aproximações entre quantidades por meio de jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária; manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existir quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, encaixar, rolar, transvazar, etc.
Familiarização da criança com elementos espaciais e numéricos através de eventos cotidianos, histórias, jogos e brincadeiras.
Nessas oportunidades elas poderão observar, estabelecer relações e comunicar idéias por meio da fala e do registro (progressivamente).
Formação pessoal e social: Ampliação do conhecimento de si mesmo, do outro e do meio em que vive, através dos combinados, rotina e jogos com regras; desenvolvimento de intercâmbios entre as salas para promover maior independência e interação; valorização, manutenção e preservação do meio ambiente; cuidados com o próprio corpo e o do colega.
Por meio de variadas atividades que compõem uma rotina rica e organizada: histórias, músicas, poemas, imagens, brincadeiras com o corpo, jogos simbólicos, momentos de “faz-de-conta”, criação e ênfase nos combinados do grupo, etc.
As estratégias de grupo são utilizadas cotidianamente, para que as diferenças de idade e/ou maturidade sejam contempladas no dia-a-dia escola
Trabalhamos de maneira que todas as crianças sejam estimuladas pela professora de forma mais individualizada, o que garante um olhar mais específico sobre o desenvolvimento e necessidade de cada aluno.
Para completar, o revezamento de espaços físicos é fundamental para estimular a criança a entrar em contato com diferentes situações: brincadeiras dentro da sala, no parque, na quadra, na biblioteca, na piscina,todas, contribuem bastante para que a criança conheça e explore o ambiente escolar, aprimorando, através dessas experiências, suas potencialidades.
” O crescimento infantil é um processo, ao mesmo tempo global e interligado.”