Ensino Fundamental 1

O primeiro ciclo do ​Ensino Fundamental ​chama-se ​Anos Iniciais​, ou ​Fundamental 1​. Essa etapa possui cinco anos letivos, do 1° ao 5° ano. Nesse período, a faixa etária adequada dos estudantes é de seis a dez anos.

A alfabetização das crianças acontece neste ciclo, começando no 1° ano e terminando no 2°. Ainda assim, mais importante do que aprender a ler e a escrever, ​é necessário que a criança desenvolva um desejo pelo aprendizado e conhecimento​.

Por que os Anos Iniciais são importantes?
O ciclo dos ​Anos Iniciais​ traz mudanças na rotina escolar do aluno. Nessa etapa, ele desenvolve habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo da vida escolar​. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética.

ENSINO FUNDAMENTAL I

O que se aprende nos Anos Iniciais?​

Nos​ Anos Iniciais​, a escola deve oferecer uma ​carga horária anual mínima de 800 horas, dividida em pelo menos 200 dias letivos​.

Além dos conteúdos previstos nas disciplinas, há conteúdos transversais, como educação ambiental e noções de saúde, que são trabalhados para a criança adquirir noções de cidadania.

Segundo a ​Base Nacional Comum Curricular (BNCC​, nessa etapa, deve haver uma articulação entre o trabalho e as experiências anteriores da crianças, isso em um contexto lúdico de aprendizado.
Compreende-se que há uma maior autonomia da criança em relação aos movimentos e à própria identidade; por isso, há um estímulo ao seu pensamento criativo, crítico e lógico.ssistentes.

Depois, são conduzidos à sala de aula para a oração diária e  semanalmente,antes do Teatro, entoam o hino nacional brasileiro.

Os direitos e os deveres do aluno, por meio de atividades significativas, construímos juntamente com os mesmos, os combinados.

Essa é uma forma de atender às necessidades da faixa etária com que trabalhamos (dos 6 aos 10 anos), sem que a regra seja determinada, mas sim compartilhada, a partir da reflexão e análise sobre o que precisamos e podemos fazer para uma convivência sadia, produtiva e respeitosa,  contribuindo assim, com o desenvolvimento de cada indivíduo.

O Ensino Fundamental do Colégio Ômega, tem como compromisso o ensino/aprendizagem das diferentes áreas do conhecimento.

As múltiplas linguagens, leitura e escrita (Português e Inglês), Artes, Matemática, Ciências, História, Geografia e Educação Física são desenvolvidas com vistas à formação integral dos nossos educandos.
Sabemos que para a aprendizagem das linguagens e das diversas áreas do conhecimento exigidas na atualidade, é preciso disciplina acadêmica, e aprender a estudar.

O compromisso com a leitura, compreensão e análise de textos, imagens e filmes bem como, a elaboração de resumos, esquemas, pesquisas, estudos do meio e seminários, são situações didáticas que nossos alunos vivenciam constantemente, pois, fazem parte do nosso currículo escolar.

Temos como princípio trabalhar desde os primeiros anos escolares a postura de estudantes que desenvolvem hábitos e procedimentos de estudos.
Desta forma, o nosso desafio de formar leitores e escritores competentes, desenvolver o pensamento lógico, preparando-os para o uso de análise das diversas linguagens, entre elas as das novas tecnologias.

Conectando-os com o mundo, buscando assim, prepará-los e conscientizá-los do seu papel de cidadão planetário, é desenvolvido nesse ciclo de aprendizagem.

A nossa pretensão  é também,  fundamentada no desenvolvimento do Projeto Ômega por um Mundo Melhor, que trabalha os valores éticos e solidários, interdisciplinarmente, tecendo,  uma teia com os demais conteúdos tão fundamentais para a convivência e sobrevivência do ser  humano no século XXI.

O que é Aprender e Como se Aprende?

Entendemos que o crescimento infantil é um processo, ao mesmo tempo global e interligado, já que requer estímulos em áreas específicas em busca de um progresso equilibrado nas diversas dimensões do desenvolvimento.
Por isso, priorizamos um trabalho integrado entre três grandes eixos de exploração pedagógica, com o intuito de enriquecer o conhecimento cognitivo e social da criança de modo mais amplo:

Diferentes linguagens: Ampliação das possibilidades de expressão e comunicação da criança por meio da escuta, fala, leitura e da escrita; desenvolvimento da expressão corporal por meio de mímicas, músicas, brincadeiras etc; controle gradual do próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras; ampliação do gosto pelas artes plásticas e por músicas de qualidade.

Noções matemáticas: Utilização da contagem oral de forma contextualizada; estabelecer aproximações entre quantidades por meio de jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária; manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existir quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, encaixar, rolar, transvazar, etc.
Familiarização da criança com elementos espaciais e numéricos através de eventos cotidianos, histórias, jogos e brincadeiras.
Nessas oportunidades elas poderão observar, estabelecer relações e comunicar idéias por meio da fala e do registro (progressivamente).

Formação pessoal e social: Ampliação do conhecimento de si mesmo, do outro e do meio em que vive, através dos combinados, rotina e jogos com regras; desenvolvimento de intercâmbios entre as salas para promover maior independência e interação; valorização, manutenção e preservação do meio ambiente; cuidados com o próprio corpo e o do colega.

Por meio de variadas atividades que compõem uma rotina rica e organizada: histórias, músicas, poemas, imagens, brincadeiras com o corpo, jogos simbólicos, momentos de “faz-de-conta”, criação e ênfase nos combinados do grupo, etc.

As estratégias de  grupo são utilizadas cotidianamente, para que as diferenças de idade e/ou maturidade sejam contempladas no dia-a-dia escola

Trabalhamos de maneira que todas as crianças sejam estimuladas pela professora de forma mais individualizada, o que garante um olhar mais específico sobre o desenvolvimento e necessidade de cada aluno.

Para completar, o revezamento de espaços físicos é fundamental para estimular a criança a entrar em contato com diferentes situações: brincadeiras dentro da sala, no parque,  na quadra, na biblioteca, na piscina,todas, contribuem bastante para que a criança conheça e explore o ambiente escolar, aprimorando, através dessas experiências, suas potencialidades.  

” O crescimento infantil é um processo, ao mesmo tempo global e interligado.”