Ensino Médio

O ​Ensino Médio​ é o último dos três níveis da Educação Básica. Essa etapa dura três anos e o seu objetivo é aprofundar o conhecimento adquirido no ​Ensino Fundamental​ 2, além de preparar o estudante tanto para o mercado de trabalho como para o ​Ensino Superior​.

Por que o Ensino Médio é importante?
O ​Ensino Médio​ traz mudanças em relação à dinâmica escolar. Nessa etapa, o​ aluno é mais autônomo no processo de aprendizado​, por isso, o esforço relativo aos estudos deve partir dele e não dos professores. A faixa etária recomendada para os estudantes desse nível é de 15 a 18 anos.

O ​Ensino Médio​ é obrigatório no Brasil desde 2013. Atualmente, a carga horária desse nível é de 800 horas anuais; até 2022, serão mil horas. A reforma do ​Ensino Médio​, feita em 2017, deixou o currículo flexível ao estabelecer os chamados itinerários formativos. Assim, os alunos podem escolher a área do conhecimento que desejam se aprofundar.

O que se aprende no Ensino Médio?
Após a reforma do ​Ensino Médio​, as escolas devem implementar o novo currículo, que prevê cinco itinerários formativos: l​inguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas, e formação técnica e profissional.

Assim, o aluno pode construir uma trajetória de conhecimento que esteja de acordo com as próprias aspirações. Desse modo, espera-se que exista uma identificação maior entre o jovem e a escola.

No novo currículo, ​as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática continuam sendo obrigatórias​. O estudante deverá dedicar uma parte do seu tempo de estudo ao conteúdo geral, previsto na ​BNCC,​ e outra parte a um dos itinerários formativos desejado por ele.

O que é o novo Ensino Médio
Aprovada em 2017, a Lei nº 13.415/2017 estabelece a reforma do Ensino Médio, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). No novo modelo, o aluno pode escolher se aprofundar em matérias e áreas que mais se relacionam com seus interesses e talentos.

Com o Novo Ensino Médio, o tempo dedicado aos estudos nas salas de aula é ampliado de 2400 para 3000 horas.

O ​Ensino Médio ​é o último nível da Educação Básica. Ele é formado por três anos de ensino, sendo o menos extenso dos três níveis. Por ser a última etapa, ela tem um foco no mercado de trabalho, preparando o aluno para um emprego, caso ele também faça um curso técnico, ou para o vestibular, caso ele queira cursar o ​Ensino Superior​.

INSTITUCIONAL

No Colégio Ômega, priorizamos o gosto pelos estudos, o prazer em aprender e o resgate da infância.
Contamos com estrutura física privilegiada, composta por salas amplas,  arejadas e climatizadas, área externa arborizada, quadra de esportes,  casinha de brinquedos,  laboratório de Informática, salas de vídeo , de leitura, etc.

O conjunto de práticas partilhadas pelos alunos promove o aprender significativo, a partir de situações problematizadoras e vivenciais, constituindo um espaço de reflexão e mobilização de vários recursos subjetivos e cognitivos do desenvolvimento humano.
Buscando promover o desenvolvimento integral do aluno, a proposta educativa compreende dois momentos de atividades (abaixo).

Sala: espaço destinado para a formação acadêmica, a partir dos componentes curriculares: Português, (interpretação de texto  através de registros iniciados com desenhos, conto e reconto,ditado,caligrafia,produção de texto, etc) Matemática(jogos de raciocínio lógico, sequência numérica, cálculo usando o concreto,etc) Geografia, História, Ciências, Inglês, Educação Religiosa , Ética, etc.

Externo: espaço destinado as atividades lúdicas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades, relações interpessoais e autonomia.

O espaço EXTERNO é composto por áreas diversificadas, oferecidas diariamente, dentro da grade curricular: Artes Cênicas, Dança, Brincadeiras de Criança, Cozinha do Chef, Futebol, Natação, entre outras atividades.
Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no brincar são também constitutivos do processo de apropriação de conhecimentos. 

A partir disso, oportunizamos a possibilidade de imaginar, de ultrapassar o que já foi dado, de estabelecer novas relações, de inverter a ordem, de articular passado, presente e futuro, potencializando as possibilidades de aprender sobre o mundo em que vivem os nossos alunos.    

O que é Aprender e Como se Aprende?

Entendemos que o crescimento infantil é um processo, ao mesmo tempo global e interligado, já que requer estímulos em áreas específicas em busca de um progresso equilibrado nas diversas dimensões do desenvolvimento.
Por isso, priorizamos um trabalho integrado entre três grandes eixos de exploração pedagógica, com o intuito de enriquecer o conhecimento cognitivo e social da criança de modo mais amplo:

Diferentes linguagens: Ampliação das possibilidades de expressão e comunicação da criança por meio da escuta, fala, leitura e da escrita; desenvolvimento da expressão corporal por meio de mímicas, músicas, brincadeiras etc; controle gradual do próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras; ampliação do gosto pelas artes plásticas e por músicas de qualidade.

Noções matemáticas: Utilização da contagem oral de forma contextualizada; estabelecer aproximações entre quantidades por meio de jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária; manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existir quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, encaixar, rolar, transvazar, etc.
Familiarização da criança com elementos espaciais e numéricos através de eventos cotidianos, histórias, jogos e brincadeiras.
Nessas oportunidades elas poderão observar, estabelecer relações e comunicar idéias por meio da fala e do registro (progressivamente).

Formação pessoal e social: Ampliação do conhecimento de si mesmo, do outro e do meio em que vive, através dos combinados, rotina e jogos com regras; desenvolvimento de intercâmbios entre as salas para promover maior independência e interação; valorização, manutenção e preservação do meio ambiente; cuidados com o próprio corpo e o do colega.

Por meio de variadas atividades que compõem uma rotina rica e organizada: histórias, músicas, poemas, imagens, brincadeiras com o corpo, jogos simbólicos, momentos de “faz-de-conta”, criação e ênfase nos combinados do grupo, etc.

As estratégias de  grupo são utilizadas cotidianamente, para que as diferenças de idade e/ou maturidade sejam contempladas no dia-a-dia escola

Trabalhamos de maneira que todas as crianças sejam estimuladas pela professora de forma mais individualizada, o que garante um olhar mais específico sobre o desenvolvimento e necessidade de cada aluno.

Para completar, o revezamento de espaços físicos é fundamental para estimular a criança a entrar em contato com diferentes situações: brincadeiras dentro da sala, no parque,  na quadra, na biblioteca, na piscina,todas, contribuem bastante para que a criança conheça e explore o ambiente escolar, aprimorando, através dessas experiências, suas potencialidades.  

” O crescimento infantil é um processo, ao mesmo tempo global e interligado.”