Educação Infantil
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. No Brasil, ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, sendo obrigatória a partir dos quatro anos.
Até os três anos, a criança deve ser matriculada em uma creche; entre quatro e cinco anos de idade, na pré-escola. Por ser o primeiro contato da criança com a vida escolar, a Educação Infantil é destacada por pedagogos e profissionais da educação como uma etapa importante para o seu desenvolvimento.
Por que a Educação Infantil é importante?
Por ser o primeiro contato da criança com a vida escolar, a Educação Infantil é destacada por pedagogos e profissionais da educação como uma etapa importante para o seu desenvolvimento.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) prevê que aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais devem ser desenvolvidos nessa etapa. Isso de modo que a ação da escola complemente a formação familiar e permita a inserção da criança na comunidade. Outras característica da Educação Infantil é que o brincar e o aprender devem ser conectados. Por isso, há a realização de jogos e brincadeiras no horário escolar; dessa forma, a criança pode desenvolver habilidades motoras, emocionais e técnicas de modo lúdico.
O que se aprende na Educação Infantil?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que começa a valer a partir de 2020, não prevê um currículo de conteúdo, mas um conjunto de habilidades que devem ser ensinadas de acordo com o ano escolar.
A BNCC estabelece seis direitos de aprendizado na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Se você reparar, vai perceber que todos os direitos previstos no documento são verbos, portanto indicam ações.
Isso porque o intuito é que a criança aprenda a desempenhar um papel ativo e sinta-se provocada a resolver problemas. Além disso, a BNCC também prevê o campo da experiência, que possui cinco divisões.
Desse modo, é possível garantir que os conteúdos sejam ensinados de modo lúdico, capaz de envolver a criança por experienciação no processo de aprendizado.
INSTITUCIONAL
No Colégio Ômega, priorizamos o gosto pelos estudos, o prazer em aprender e o resgate da infância.
Contamos com estrutura física privilegiada, composta por salas amplas, arejadas e climatizadas, área externa arborizada, quadra de esportes, casinha de brinquedos, laboratório de Informática, salas de vídeo , de leitura, etc.
O conjunto de práticas partilhadas pelos alunos promove o aprender significativo, a partir de situações problematizadoras e vivenciais, constituindo um espaço de reflexão e mobilização de vários recursos subjetivos e cognitivos do desenvolvimento humano.
Buscando promover o desenvolvimento integral do aluno, a proposta educativa compreende dois momentos de atividades (abaixo).
Sala: espaço destinado para a formação acadêmica, a partir dos componentes curriculares: Português, (interpretação de texto através de registros iniciados com desenhos, conto e reconto, ditado, caligrafia, produção de texto, etc) Matemática(jogos de raciocínio lógico, sequência numérica, cálculo usando o concreto, etc) Geografia, História, Ciências, Inglês, Educação Religiosa , Ética, etc.
Externo: espaço destinado as atividades lúdicas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades, relações interpessoais e autonomia.
O espaço EXTERNO é composto por áreas diversificadas, oferecidas diariamente, dentro da grade curricular: Artes Cênicas, Dança, Brincadeiras de Criança, Cozinha do Chef, Futebol, Natação, entre outras atividades.
Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no brincar são também constitutivos do processo de apropriação de conhecimentos.
A partir disso, oportunizamos a possibilidade de imaginar, de ultrapassar o que já foi dado, de estabelecer novas relações, de inverter a ordem, de articular passado, presente e futuro, potencializando as possibilidades de aprender sobre o mundo em que vivem os nossos alunos.
O que é Aprender e Como se Aprende?
Entendemos que o crescimento infantil é um processo, ao mesmo tempo global e interligado, já que requer estímulos em áreas específicas em busca de um progresso equilibrado nas diversas dimensões do desenvolvimento.
Por isso, priorizamos um trabalho integrado entre três grandes eixos de exploração pedagógica, com o intuito de enriquecer o conhecimento cognitivo e social da criança de modo mais amplo:
Diferentes linguagens: Ampliação das possibilidades de expressão e comunicação da criança por meio da escuta, fala, leitura e da escrita; desenvolvimento da expressão corporal por meio de mímicas, músicas, brincadeiras etc; controle gradual do próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras; ampliação do gosto pelas artes plásticas e por músicas de qualidade.
Noções matemáticas: Utilização da contagem oral de forma contextualizada; estabelecer aproximações entre quantidades por meio de jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária; manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existir quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, encaixar, rolar, transvazar, etc.
Familiarização da criança com elementos espaciais e numéricos através de eventos cotidianos, histórias, jogos e brincadeiras.
Nessas oportunidades elas poderão observar, estabelecer relações e comunicar idéias por meio da fala e do registro (progressivamente).
Formação pessoal e social: Ampliação do conhecimento de si mesmo, do outro e do meio em que vive, através dos combinados, rotina e jogos com regras; desenvolvimento de intercâmbios entre as salas para promover maior independência e interação; valorização, manutenção e preservação do meio ambiente; cuidados com o próprio corpo e o do colega.
Por meio de variadas atividades que compõem uma rotina rica e organizada: histórias, músicas, poemas, imagens, brincadeiras com o corpo, jogos simbólicos, momentos de “faz-de-conta”, criação e ênfase nos combinados do grupo, etc.
As estratégias de grupo são utilizadas cotidianamente, para que as diferenças de idade e/ou maturidade sejam contempladas no dia-a-dia escola
Trabalhamos de maneira que todas as crianças sejam estimuladas pela professora de forma mais individualizada, o que garante um olhar mais específico sobre o desenvolvimento e necessidade de cada aluno.
Para completar, o revezamento de espaços físicos é fundamental para estimular a criança a entrar em contato com diferentes situações: brincadeiras dentro da sala, no parque, na quadra, na biblioteca, na piscina,todas, contribuem bastante para que a criança conheça e explore o ambiente escolar, aprimorando, através dessas experiências, suas potencialidades.
” O crescimento infantil é um processo, ao mesmo tempo global e interligado.”