Artes
Nosso trabalho nesta área, tem como objetivo promover a expressão e a comunicação por meio da arte, articulando a percepção, imaginação, emoção, sensibilidade e a reflexão,que flui durante a realização das produções artísticas.
Também acontece a interação com diversos materiais, instrumentos e procedimentos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
Para isso, é preciso compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, bem como, as demais do patrimônio cultural e do universo natural.Identificando assim, a existência de diferentes padrões artísticos e estéticos.
Neste contexto, desenvolve-se as habilidades de: identificar, criar, desenhar,colorir, pintar, modelar e improvisar obras de arte, etc.
No processo de criação, a criança sente e identifica a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos e sensações.
Neste momento, o aluno desenvolve habilidades e competências artísticas individuais e coletivas.
A exposição de Arte do Colégio Ômega é um evento no qual os alunos expõem estudos e atividades desenvolvidas nessas aulas.
|
![]() |
Música
A Música é trabalhada com os alunos da Educação Infantil e do 1 º ao 5º ano, durante o período regular de aula.
Nestes momentos a educação musical, ritmo, voz, e corpo são instrumentos do nosso trabalho.
Dentro dessa proposta as crianças identificam os tipos de sons, conhecem as características dos mesmos e suas produções; trabalham a coordenação motora, e a percepção de espaço e som.
Promovemos o festival de música para incentivar a comunidade estudantil.
A concentração nestes momentos é prioridade, pois as crianças desenvolvem a memória musical, através de jogos e brincadeiras.
Brincar com a voz, cantar faz parte da rotina das aulas. São realizadas apresentações musicais dentro do espaço escolar.
|
Teatro
O Teatro amplia as inteligências: lingüística ou verbal, corporal, inteligência pictórica (artes), interpessoal (relação com o outro) e as intrapessoais (auto-estima).
O exercício de desinibição é realizado através da criação de personagens, que possibilitam a criança improvisar cenas enfatizando a expressão facial e corporal por meio das mais diversas técnicas teatrais.
As atividades de expressão corporal auxiliam e ampliam a capacidade de compreender, interpretar diferentes textos, pois é através da leitura e do significado dado à mesma que os alunos criam as expressões adequadas.
No final de cada semana, uma turma apresenta a peça trabalhada ao longo do bimestre.
|
Dança
A dança desenvolve o corpo e a mente da criança. Conseguir o equilíbrio, a leveza dos movimentos e a sincronia com a música, é necessário: atenção, memória fotográfica, memória auditiva, etc. No Ômega as aulas de Balé e outras Danças, proporcionam estes desenvolvimentos às alunas.
Laboratório Bioquímico
Formar um aluno que busca informações, transformando-as em conhecimento analisando-os com consciência crítica a fim de construir um mundo melhor é um dos objetivos educacionais do Colégio Ômega.
Nas aulas de Laboratório com o Professor Alessandro Martins, o espírito crítico e a busca científica são incentivados.
Futebol
O esporte é um pilar do desenvolvimento físico e psicológico da criança. Através dele desenvolvemos a musculatura, coordenação motora, etc.
A prática esportiva é valorizada no Ômega, através dela, focamos a competitividade que é trabalhada de forma positiva levando a motivação para a vida da criança.
O respeito às regras, é uma das bases para a formação de uma convivência social harmônica.
Natação
Nadar é tão importante quanto andar.
No Colégio Ômega a criança tem a oportunidade de aprender as diferentes formas de nadar.
Robótica
Robótica é uma ciência que conjuga conhecimento de engenharia mecânica, física, matemática, etc.
Nas aulas de robótica com o Professor Fabrício Carvalho, o aluno tem a oportunidade de adquirir conhecimentos nestas áreas e desenvolver o empreendedorismo.
Cozinha do Mini Chef
A infância é aquela epóca em que a curiosidade e o desejo de aprender aflora em tudo.
Dando asas a brincadeira de fazer comidinha, criamos este projeto que visa a reeducação alimentar dos alunos que participa de aulas teoricas e práticas. Nas aulas teoricas estudamos os alimentos suas características e interferências deles na nossa saúde. Já nas aulas práticas a criança desfruta de três momentos.
- A analise da receita ( Interpretação e cálculo, etc.)
- Preparação dos pratos ( Atenção, socialização, trabalho em equipe, etc.)
- Degustação ( Vencendo a dificil tarefa de esperimentar o novo, o diferente.)
Nossos Mini Chef não entram em contato com forno, fogão e utensilios cortantes. Nada que ameace a segurança.
Os pratos são selecionados priorizando, nutrição e sabor de forma balanceada; Vivenciando esta rica experiência as crianças completam o projeto compartilhando a degustação com a familia e levam a receita para ensina-los.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |